Índice ficou praticamente estável entre julho e agosto

 

O Índice de Confiança e Expectativas do Setor de Seguros (ICSS), calculado a partir de pesquisa realizada pela Fenacor, ficou praticamente estável entre julho e agosto, com ligeira variação, de 81,3% para 81,8%.

 

O estudo indica algumas tendências positivas. No caso do ICGC, que apura o grau de expectativa das grandes corretoras de seguros, houve um aumento de quase três pontos percentuais, de 76,9% para 79,7%, sinalizando um otimismo maior.

 

Em menor grau, foi apurado também um aumento da confiança dos resseguradoras, medida pelo ICER, que passou de 86,4% para 86,9%.

 

Já o ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras) continuou em queda em agosto, agora pelo 7º mês seguido. O percentual apurado – 79% – é o menor desde que esse indicador foi criado, há dois anos.

 

Segundo o coordenador técnico do estudo, Francisco Galiza, diante das circunstâncias, esses dados podem ser considerados uma boa notícia. “Em termos teóricos, os indicadores de confiança já estariam enfrentando certa resistência para maiores quedas”, observa.

 

Ele ressalta, contudo, que, como os indicadores ainda estão abaixo de 100, “o pessimismo permanece”.

 

Galiza lembra ainda que o ICES, por exemplo, caiu mais de 25 pontos percentuais desde o início do ano, uma variação expressiva.

 

Esse comportamento de agosto também pode sinalizar que o segmento está em processo de acomodação, na expectativa do que pode acontecer nos próximos meses, sobretudo em termos políticos. “São especulações que os próximos números podem ou não confirmar”, acrescenta o coordenador do estudo.
Fonte: FENACOR

Compartilhe nas redes