O dia a dia do Corretor de Seguros não é fácil. Sempre envolto a muitos cálculos que tomam muito tempo, o profissional acaba por não conseguir gerir da melhor forma a sua carteira. É por isso que empresas de tecnologia estão desenvolvendo softwares de multicálculos que salvarão a carreira de muitos profissionais.
Esses softwares estão no mercado para facilitar o trabalho do Corretor de Seguros, como também para dar oportunidade e mais tempo para outras tarefas. “O multicálculo otimatiza o trabalho que a corretora faz hoje, tendo que digitar os mesmos dados em sites de diferentes seguradoras para buscar orçamentos. Agora um robô faz o mesmo trabalho, utilizando as informações e entra nos sites dessas mesmas seguradoras, ou seja, o programa facilita porque reduz o trabalho do Corretor de Seguros”, diz Mauricio dos Santos, Diretor Técnico da Virtual Software para Seguros.
Rodrigo Kirov, Gerente de Comunicação e Marketing da Cotak, explica que essa facilidade se dá porque o programa já trabalha com mais de uma seguradora. “Propomos a otimização desse processo de preenchimento. Claro que não priorizamos nenhum tipo de cotação em detrimento da outra, nosso objetivo não é fazer juízo de valor, de qualidade, não classificamos as cotações e os resultados, transferimos para a mão do cliente, que é o Corretor de Seguros, e ele escolhe o que é importante ou não para o consumidor final.”
Porém, Maurício, Diretor Técnico da Virtual Software para Seguros, afirma que há um preconceito das seguradoras em relação aos programas de multicáculos. “Criou-se a ideia de que o Corretor de Seguros venderá somente preço e não a cobertura e os serviços das seguradoras. Realmente isso existe no mercado, há sim profissionais com essa atitude, mas isso ele faz há tempos, não é uma ferramenta que mudará o comportamento dele para melhor ou pior.”
Além de ganhar mais tempo, porque foca menos nas tarefas operacionais, o programa de multicálculos permite que o Corretor tenha ainda mais benefícios. “Conseguirá investir o tempo no relacionamento com o cliente, entendendo a demanda, o envolvimento do mercado, se aprimorando e tendo tempo de se especializar. Além disso, terá atendimento específico e será mais assertivo nos resultados, pois reúne informações no mesmo perfil para cotar em várias seguradoras”, esclarece Kiroz, da Cotak.
Ele diz que a adesão é percebida gradativamente. “Em relação a adesão percebemos um crescimento gradativo desde a abertura da empresa há quase 10 anos. Sabemos que atualmente ainda temos grande parte do mercado para conquistar, por isso o nosso trabalho é para que vivenciem o processo gratuitamente por 15 dias.”
Mauricio dos Santos, da Virtual Software para Seguros, diz que a tendência é aumentar o número de Corretores de Seguros que utilizam o sistema de multicálculo. “Acabamos de fazer parceria com o Sincor-SC, com a expectativa que em 90 dias estejam com mais de 500 profissionais utilizando a ferramenta, é um salto muito grande até o final do ano. O sindicato fez aquisição de 500 licenças, repassará para os associados e se responsabilizará pela cobrança, porém o suporte técnico de infra-estrutura fica por conta da Virtual.”
Rodrigo Kirov, da Cotak, conta que a empresa já fez parceria com sindicatos, mas que hoje prefere trabalhar de forma individual. “Preferimos nos manter isentos às questões sindicais, nós trabalhamos de forma totalmente independente, tanto em relação às seguradoras como às instituições de classe.”
Vale dizer que qualquer software de multicálculos é de fácil utilização. “O sistema é fácil de mexer, é autoexplicativo, mas damos treinamento para quem utilizará. O Corretor que já faz cálculo nos sites de seguros já consegue, porque são muito parecidos”, finaliza Mauricio dos Santos, da Virtual Software para Seguros.
Fonte: CQCS | Tany Souza