O corretor de seguros deve ter o máximo cuidado possível no processo de preenchimento do questionário que visa a definir o perfil do segurado. O alerta é do vice-presidente do Sincor-RJ, Ricardo Garrido, segundo o qual vem crescendo o número de profissionais que são alvos de ações, inclusive na Justiça: “é preciso ter muita precaução, pois o corretor de seguros pode ser até obrigado a pagar a indenização”, adverte Garrido.

 

Ele acrescenta que o corretor deve guardar uma cópia do questionário preenchido e assinado pelo cliente, peça que será fundamental para resguardar os seus direitos em caso de controvérsias geradas no processo de liquidação de um sinistro: “há casos em que o profissional toma conhecimento da verdade apenas quando ocorre o sinistro. Então, é preciso se resguardar”, frisa o vice-presidente do Sincor-RJ.

 

Ricardo Garrido destaca ainda que o ideal seria a adoção de um questionário padronizado. Essa proposta, lembra, foi inúmeras vezes discutidas com seguradoras e entidades que as representam, mas não houve avanço: “as seguradoras alegam que isso engessaria o mercado. Então, o corretor, para não ficar muito exposto, deve trabalhar com o menor número possível de seguradoras, evitando o risco de lidar com diferentes modelos de questionários”, sugere.

 

Fonte: Sincor-RS

Compartilhe nas redes