Profissionais habilitados encaram as câmeras para levar informações sobre produtos e serviços

o dia 29 de dezembro de 1964, a profissão de Corretor de Seguros passou a ser regulamentada pela Lei Federal 4.594. Depois de quase 54 anos, assim como em muitas outras carreiras, o corretor precisou se reinventar e se adequar ao mundo contemporâneo, para que sua atividade pudesse se manter viva e indispensável.

O perfil da população se transformou. As pessoas, atualmente, prezam pela praticidade e têm inúmeras maneiras de se comunicar, se informar e contratar um serviço. Tudo está próximo, do outro lado da tela, à distância de apenas um clique. Por isso, a internet e as redes sociais passaram a ser verdadeiras aliadas desses profissionais, que fazem questão de ficar mais próximos dos segurados.

Além do uso diário de aplicativos de mensagens, onde são feitos atendimentos personalizados, muitos corretores decidiram criar canais no Youtube com o objetivo de falar sobre seguros e esclarecer dúvidas de pessoas interessadas em contratar esse tipo de serviço. A ideia é fazer com que todos possam fechar um negócio, cientes dos benefícios que ele pode trazer.

Em Maceió, capital de Alagoas, o corretor Djaildo Almeida, que atua na área há 22 anos, encontrou nesse tipo de comunicação uma forma de chegar ao seu público e, também, de ajudar colegas corretores por meio de explicações de forma rápida e fácil sobre termos que até mesmo os profissionais da área desconhecem.

O primeiro vídeo do canal ‘Momento Seguro’ foi postado no início de 2018. De lá para cá, já são mais de 2,3 mil inscritos, inúmeros assuntos tratados e até entrevistas publicadas. Entre os temas, estão esclarecimentos sobre seguro educacional, responsabilidade civil geral, DPVAT, garantia estendida, fiança locatícia, seguro viagem e franquia.

“A ideia de criar o canal surgiu há dois anos, diante da necessidade de abastecer a sociedade com informações menos técnicas, de forma que todos pudessem entender o sentido do seguro e a importância de um corretor habilitado. No início de 2018, decidi dar andamento ao projeto e lancei o canal no mercado levando pequenos vídeos, com um minuto de duração cada, para que não ficasse cansativo. A ideia é que, depois de entender um pouco melhor sobre o que procuram, as pessoas possam ir em busca de um corretor para fechar o negócio”, afirma.

A iniciativa vem dando certo e o retorno acontece, na maioria das vezes, por meio de outras plataformas de comunicação, especialmente o Whatsapp, que é responsável atualmente por cerca de 60% das vendas feitas por Djaildo. E esse feedback parte não só dos potenciais clientes, mas também de colegas corretores que entram em contato para agradecer pelas dicas.

“Esse retorno tem sido muito por Whatsapp. Nos vídeos que são postados, são divulgados o número para contato e o endereço de e-mail e as pessoas têm falado conosco. Elas entram bastante em contato para pedir informações sobre aquele tipo de seguro que acabaram de ver no vídeo. Esses dias aconteceu uma coisa interessante. Um corretor veio conversar comigo por causa de um dos vídeos que ele assistiu no canal que tratava sobre Diária por Incapacidade Temporária (DIT). Ele não tinha muito conhecimento sobre o assunto e conseguiu fechar um negócio depois que viu o vídeo. Isso é muito bom porque, além de levar informações para os clientes, também conseguimos fomentar o mercado”, destaca.

Djaildo, que é um dos diretores do Sindicato dos Corretores de Seguro de Alagoas (Sincor-AL), fala da importância de os profissionais da área se manterem sempre atualizados sobre os assuntos que dizem respeito à profissão, especialmente diante do grande número de seguradoras ‘piratas’ que estão em funcionamento em todo o Brasil. Nelas, pessoas despreparadas comercializam falsos seguros que não dão nenhum tipo de garantia aos clientes. Prejuízo para os corretores habilitados, que se prepararam e estudaram para exercer a profissão, e também para os usuários, que pagam caro por algo do qual não vão conseguir usufruir a contento quando mais precisarem.

“O Corretor de seguros que não se atualizar, vai ficar para trás. Ferramentas como Instagram, Youtube e outras mídias sociais fazem com que possamos acompanhar e ficar próximos dos clientes durante os 12 meses de vigência do seguro. Antes não era assim. O contato com o cliente acontecia somente na época da renovação. Com o canal, eu posso me aproximar das pessoas, gerar informações e, como consequência, oportunidades de negócio. Diante do mercado marginal, que tem crescido assustadoramente, precisamos nos reinventar. Só no ano passado, 38 seguradoras piratas foram fechadas em todo o país, duas delas em Alagoas”, afirma Djaildo Almeida, que espera um dia se tornar um digital influencer da área de seguros.

De Corretor para Corretor 

Falar para um público específico na internet requer treinamento e conhecimento de causa. Essa é a fórmula usada pela corretora de seguros e também youtuber Claudia Simplicio, de 36 anos. A empresária paulistana viu nesse segmento um ramo para os negócios e no final de 2014 apostou suas fichas em um serviço voltado diretamente para auxiliar os colegas de profissão, que já são, de acordo com a Fenacor [Federação Nacional dos Corretores de Seguro], quase 50 mil espalhados pelo Brasil. Atualmente, o canal dela no Youtube, batizado de “Sou Corretor, e Agora?”, tem mais de 130 vídeos e as visualizações já passaram de 500 mil.

Com uma maneira de falar leve e descontraída, Claudia conversa diretamente com outros corretores e oferece dicas de como eles podem atuar no dia a dia da profissão para conseguir sucesso na carreira. Ela conta que tem o desejo de despertar nos profissionais desta área a veia empreendedora, mostrando as diversas possibilidades de mercado.

“Todo o nosso projeto, desde o canal no Youtube até os serviços no escritório de treinamento, são voltados para o Corretor de Seguros. Queremos ajudar esse profissional a vender mais, fazendo com que ele consiga utilizar a internet como meio de trabalho. Um exemplo é a nossa ferramenta ‘Top Corretor de Seguros’, que é um curso voltado exclusivamente para orientá-los a captar clientes através de anúncios no Facebook e Instagram, trabalhar com ferramentas que utilizam a comunicação mostrando que ele pode conseguir vender seus produtos em larga escala, sem necessariamente, ter uma equipe com muitos funcionários”, explica.

Claudia Simplicio é formada em Administração, pós-graduada em gestão de saúde e corretora de seguros pela Susep [Superintendência de Seguros Privados]. Ela começou a trabalhar na área de seguros no ano 2000, quando tinha apenas 17 anos. Nesta época, atuou em uma grande seguradora do país. Foi lá que intensificou o lado empreendedor e decidiu que colocaria em prática o sonho que trazia desde a infância, que era de abrir e gerenciar o próprio negócio.

“Eu trabalhei na seguradora até o ano de 2008. Depois, pedi demissão para montar minha própria empresa. Lógico que isso foi um processo bem amadurecido e pensado. Primeiro tive que juntar um capital para depois investir. Fui percebendo que a vida de vendas não é assim tão fácil e passei a procurar formas de desenvolver o trabalho e conseguir fazer novos negócios, até que cheguei à internet”, relembra.

Ela conta que, aos poucos, foi percebendo que o mercado já não era mais o mesmo. Uma adaptação era urgente e necessária. Neste momento da vida, decidiu arriscar. “Passei a perceber que muitos colegas estavam deixando o mercado porque não conseguiam escalar as vendas. Decidi, então, ajudar da maneira que eu sabia. Foi quando criei o que hoje chamo de Método Top Corretor. Daí, reuni tudo em uma plataforma e comecei a dar os treinamentos. Depois disso surgiu a Ragaz Assessoria, especializada em tratar com os corretores”, informa.

A empresa tem como objetivo levar ao Corretor de Seguros informações, suporte, cursos e auxílio, oferecendo elementos para que ele possa se tornar um Corretor Empreendedor e ter uma empresa próspera e lucrativa. “Usar as redes sociais e a internet ao seu favor é o que todos os corretores devem fazer hoje em dia. É importante salientar que, para isso, não são necessários grandes investimentos. Muitos pensam que precisa ter uma grande equipe e muitos equipamentos, mas se a pessoa for capacitada e treinada para fazer, de dentro do próprio escritório ou até mesmo de casa, ela conseguirá ter excelentes resultados”, acredita

O trabalho desenvolvido por ela, junto com a equipe formada por 13 pessoas, tem surtido efeito e o retorno vem dos seguidores e profissionais que enxergam no canal um auxílio. “Todas as sextas-feiras nós publicamos um vídeo novo, justamente para criar essa cultura no público. Recebemos diariamente mensagens, e-mails de profissionais agradecendo pelo que temos feito. Muitos relatam que conseguiram melhorar as vendas e até entrar no ramo após conhecer nosso trabalho”, comemora.

Para Claudia, a profissão de Corretor de Seguros, é, sem dúvida, muito importante, mas ela reconhece que é preciso manter-se atualizado para oferecer aos clientes um serviço especializado.

“Temos muitos desafios na carreira. Infelizmente, muitas pessoas acabam se deixando seduzir por seguros mais baratos, em diversos casos, até mesmo os ‘piratas’, e não entendem a dimensão do problema no qual estão se envolvendo. Por isso, se o profissional se capacita e consegue falar diretamente com o cliente, mostrando todos os pontos negativos de se contratar serviços ilegais, sem dúvida, ele vai conseguir fazer com que a pessoa perceba que é muito mais vantajoso pagar o preço justo, mas ficar segurado diante de uma necessidade, que pagar mais barato, mas não ter retorno quando precisar”, ressalta.

Escrito ou enviado por Jamylle Bezerra e Madysson Weslley

Compartilhe nas redes