O corretor de seguros é responsável direto pelo fato de o mercado brasileiro ser visto como o mais interessante do mundo. Aqui, a empresa encontra uma ampla rede de distribuição já pronta. Não existe isso em qualquer outro lugar do planeta. A afirmação foi feita pelo novo presidente da HDI Seguros, Murilo Setti Riedel, ao participar do programa “Bate Bola”, sendo entrevistado pelo diretor Executivo do CQCS, Gustavo Doria Filho.

Segundo ele, a parceira com os corretores de seguros foi um dos pilares do rápido e consistente avanço da HDI no Brasil. A companhia, ainda utilizando a marca Hannover, era uma seguradora pequena, com foco nos riscos industriais, em contas mundiais, e atuação concentrada na Região Sul do Brasil.

Quando os acionistas alemães aceitaram a proposta de expansão da sua operação no País, os corretores de seguros tiveram um papel preponderante no projeto. “Em 2006, compramos a HSBC Seguros, que já tinha presença nacional, embora fosse uma companhia do mesmo porte da HDI. Aproveitamos essa distribuição nacional e a capacidade instalada para abrir filiais em todo o Brasil”, explicou o executivo.

Ele acrescentou que, hoje, a HDI conta com a parceria de cerca de 20 mil corretores de seguros, 1,4 mil funcionários e 72 filais, e contabiliza 4,2 milhões de segurados, 500 mil residências protegidas. “Somos a 5ª seguradora do ranking. A gente olha isso e sente orgulho, muita energia e alegria”, comentou Murilo Riedel.

Para o presidente da HSI, essa sinergia com os corretores será ainda mais essencial em 2017, ano que, na visão dele, será repleto de “desafios complicados”, com pouca possibilidade de recuperação na indústria automobilística, desemprego ainda em alta e falta de crédito.

Riedel advertiu que, nesse contexto, será preciso “trabalhar mais, fazer ajustes internos, aumentar a produtividade e a eficiência e investir forte na informatização” para superar os obstáculos que virão pela frente. “Será preciso um esforço adicional de trabalho, investimento e muito esforço”, observou.

Ele disse ainda que o corretor deve mesmo buscar a diversificação para manter seu espaço no mercado. Contudo, lembrou que a diversificação, apontada por muitos como a solução para todos os problemas da categoria, nem sempre é “tão simples”.

De acordo com o presidente da HDI, para diversificar com sucesso, é preciso conhecer muito bem a operação, como a maioria dos corretores conhece no caso da carteira de automóveis. “No ramo auto, o nível de conhecimento é impressionante. Por isso, entendo que não é tão simples a diversificação. Isso requer de todas as partes preparo e investimento”, concluiu.

Fonte: CQCS

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