Contrato sem assinatura não tem validade. No caso do corretor de seguros, uma proposta sem validade pode causar alguns problemas. Recentemente houve um debate no site do CQCS sobre o tema. Alguns corretores têm dificuldades em ter a proposta assinada pelos clientes.

 

A assinatura na proposta é o “de acordo” do segurado com todas as especificações e informações que ali estão. Ou seja, é importante que ele verifique tudo o que está escrito e confirme com sua assinatura pois em caso de sinistro, esse segurado pode ter dificuldades caso não exista sua rúbrica.

 

Alguns corretores costumam alertar os clientes dizendo que caso não recebam o documento, a cobertura do seguro será suspensa. Outros enviam a proposta por correio já com a resposta paga. Tudo para facilitar a vida do segurado. Mas, ainda assim a dificuldade existe.

 

Denise Coelho, da Thalande Corretora, defende que o Corretor deve cobrar a proposta assinada pelo segurado incansavelmente. Ela diz que em sua corretora existe uma pessoa exclusivamente para fazer essa cobrança e ainda assim muitos segurados não assinam a proposta.

 

Há ainda corretores que não cobram essas assinaturas. Denise diz que novos clientes muitas vezes desconhecem essa formalidade. Aí a culpa é do corretor.

 

Apesar de ter uma pessoa especialmente dedicada a cobrar as propostas assinadas. Para contornar isso, ela tenta ter em mãos algo que comprove que o segurado foi cobrado. Uma mensagem no whatsApp, uma confirmação de leitura de email tem sido as ferramentas usadas.

 

Para ela, há uma falha no mercado entre os corretores que não valorizam o assunto que, na opinião dela, é o principal em uma corretora de seguros. “Seguro é um contrato e como qualquer outro deve ser assinado por ambas as partes. Para educarmos os segurados nesse sentido, só com a união e comprometimento dos corretores de seguros”, finaliza.

 

Fonte: Sueli dos Santos – CQCS

Compartilhe nas redes