Coletânea debate a cultura do seguro, a sustentabilidade no setor e a ocorrência de sinistro no contrato de seguro antes do pagamento do prêmio

A Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP lançou esta hoje a nova edição do Boletim Opinião Acadêmica. O periódico traz artigos dos Acadêmicos Lucio Antônio Marques, Acácio Queiroz e Voltaire Giavarina Marensi.

Sobre a complexa questão da sustentabilidade, Acácio Queiroz afirma que “as seguradoras estão deixando de atuar como meras pagadoras de indenização, e estão partindo para ações que promovam a conscientização e influenciem a cadeia produtiva e a atitude das pessoas”. Em sua reflexão, Queiroz constata que foco das companhias será investir muito mais em prevenção do que em reparo.

O acadêmico Lucio Antônio Marques defende em seu artigo que precisamos continuar difundindo a cultura do seguro, “atividade tão criativa, tão intrigante e desconhecida não só do grande público, mas também das camadas mais intelectualizadas do País”.

O Boletim traz ainda artigo do acadêmico Voltaire Giavarina Marensi sobre recente entendimento do Superior Tribunal de Justiça de que o mero atraso no pagamento de prestação do prêmio do seguro não importa em desfazimento automático do contrato. Uma decisão polêmica que afeta diretamente a atividade seguradora.

Sobre a ANSP A Academia Nacional de Seguros e Previdência é uma associação sem fins lucrativos, voltada para o aperfeiçoamento institucional do seguro, da previdência privada e das instituições afins. Sua estratégia de atuação contempla a pesquisa, o arquivo e a informação, sendo, portanto, um centro permanente de estudos e pesquisas. O atual Presidente da Academia é Mauro César Batista, que também é o Presidente do Sindicato das Seguradoras do Estado de S. Paulo (Sindseg-SP) e Membro do Conselho de Administração da Escola Nacional de Seguros – FUNENSEG.

Acesse o site oficial da Academia: http://www.anspnet.org.br.

Visite a página do Facebook da ANSP: http://is.gd/JBd9w7.

Fonte: ANSP

Compartilhe nas redes