A contratação de seguro é verdadeira tortura para alguns consumidores. Além de um grande número de coberturas diferentes, as apólices e contratos contêm diversas cláusulas e, geralmente, o consumidor se sente confuso e com dúvidas antes da contratação. No sentido de esclarecer o consumidor, o portal de notícias ‘Consumidor Moderno’ lançou orientação com cinco dicas. São elas:
1. O corretor é o principal aliado no momento da contratação de um seguro. É o profissional especializado para tirar todas as dúvidas e apresentar as melhores propostas com base no perfil de cada cliente. É importante que você consulte se o corretor de seguros está registrado na Susep (Superintendência de Seguros Privados). A consulta simples é feita no site www.susep.gov.br
2. Escolha o plano que mais combina com você. Além do valor do seguro, é importante analisar as coberturas e serviços das seguradoras. Você sabia que algumas companhias oferecem vantagens exclusivas, como descontos em estacionamentos, cursos, academias e outros benefícios? Saiba se esses descontos terão impacto no valor que você pagará pelo seguro.
3. Fique atento a datas de pagamento e prazo para vistoria. A vistoria do carro é obrigatória, com exceção dos veículos zero quilômetro; e em situações de renovação, seja na mesma seguradora ou não. Em caso de renovação, peça com antecedência razoável vários orçamentos para que você possa comparar preços nas mesmas condições de seu contrato e pedir descontos.
4. O perfil do segurado influencia no seguro. Diversas questões podem afetar o valor do seguro: você sai muito à noite? Estaciona na rua com frequência? Onde estaciona o veículo quando está no trabalho? Você recebeu multa de trânsito no último ano? Tudo isso é levado em consideração pela seguradora. Então, se o condutor tiver um perfil mais conservador, o valor final será menor.
5. Dirija com segurança. Adote um comportamento consciente e siga as recomendações da direção defensiva para amenizar os riscos. A cada ano sem usar o seguro auto, você terá desconto no momento da renovação.
Praticando o que estas dicas propõem, você fará uma melhor contratação. Lembre-se que pesquisar preços e ler o contrato com apoio de um especialista. Isso é imprescindível. Não se discute a segurança que uma apólice conscientemente contratada representa. Pode acreditar. Seguro, mesmo velho, não vai cumprir sempre o seu papel.
LINHAS CANCELADAS: O Brasil fechou 2015 com o fim de 22,9 milhões de linhas de celular, segundo informações divulgadas pela Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações). As possíveis causas são a crise econômica e o ‘efeito WhatsApp’, que faz clientes preferirem chats para se comunicar em vez de terem mais de uma conta em diferentes operadoras. A verdade é que o consumidor, para economizar, utiliza todas as estratégias e uma delas é a ligação gratuita através do aplicativo WhatsApp.
SETE VEZES MAIOR EM UM ANO: O rotativo do cartão de crédito é acionado quando o consumidor paga menos que o valor integral da fatura mensal. Com a taxa mais alta entre todas as modalidades de crédito (431,4% ao ano, de acordo com o Banco Central), o rotativo é usado para emergências. O portal IG fez uma simulação e constatou que se uma dívida de R$ 1.000,00 no cartão de crédito, e não paga, ao final de um ano chegará a R$ 6.890,94. A taxa mensal considerada na simulação foi de 14,93%. Ou seja, o consumidor jamais deve utilizar essa forma de empréstimo.
Fonte: CGN / Denílson Carvalho, advogado