Para quem está em busca de um imóvel para comprar ou alugar sabe da necessidade de apresentar garantias financeiras. Em tempos de crise, um dos mais tradicionais modelos, o fiador, vem diminuindo pela dificuldade de encontrar quem queira “bancar” um aluguel, no caso de um problema de pagamento. Para facilitar a situação, muitos clientes vêm adotando um novo modelo, o seguro fiança.
A modalidade faz com que uma seguradora substitua o fiador na garantia de pagamento de um aluguel. “Nos dias de hoje está cada vez mais difícil conseguir alguém que se disponha a ser fiador, com o seguro fiança uma seguradora idônea pode ocupar este lugar. Após uma análise cadastral, que pode levar no máximo 48 horas, você já tem a aprovação. A partir disto o cliente, estando de acordo com o custo que gira em torno de um pouco mais que um aluguel e que pode ser parcelado em 12 vezes, a seguradora emite a apólice que dará toda a segurança ao proprietário”, afirmou a representante da Campo Verde Seguros, Valéria de Carvalho Pereira.
Dependendo da seguradora que for solicitada, o cliente também pode ter outras vantagens como: O valor da garantia é negociado livremente entre locador / imobiliária e locatário, adequando-se a qualquer necessidade; válido para imóveis residenciais e comerciais; o locatário recebe de volta o valor da garantia ao final do contrato de locação, caso os pagamentos estejam em dia; assistência residencial 24 horas com chaveiro, eletricista, encanador, vidraceiro e outros serviços; além de sorteios mensais para o locatário no valor total da garantia.
“Nós vemos que nos últimos anos houve um certo crescimento dessa escolha pelo seguro fiança, sentimos isso, pois existe uma dificuldade muito grande de se encontrar um amigo, um parente, alguém que seja o fiador deste imóvel. Além das vantagens para os clientes, também existe uma garantia para as imobiliárias que assim podem ter certeza que receberão os valores”, explicou a diretora de locação da Pantera Imóveis, Simone Carrara Pereira.
Algumas seguradoras também tentam dar algumas vantagens a mais para atrair o cliente. “Visando atender o cliente que não quer ter nenhuma burocracia com análise cadastral, e tem um valor disponível, a Campo Verde Seguros oferece o ‘Garantia de Aluguel’, onde o locador e locatário acordam o valor que será depositado em caução através de um título de capitalização, que pode ser usado para ressarcir dívidas e prejuízos, e ainda vai ser resgatado no final do contrato”, disse Valéria.
Segundo a pesquisa mensal do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), no último mês de agosto, 11,43% dos clientes do estado utilizaram o seguro fiança. O modelo com fiador foi responsável por 59,82% dos contratos. Em agosto de 2015, as seguradoras foram procuradas por 17,21%.
Fonte: Reporter Diario