Com objetivo de verificar o motivo determinante para a contratação do seguro automotivo, a corretora on-line EscolherSeguro preparou uma pesquisa inédita com a participação de 1.637 clientes que realizaram cotações durante o mês de maio. Entre os quesitos destacados no levantamento, o item custo benefício alcançou a preferência com 49,5%, seguido pela reputação da seguradora (22,6%), conjunção dos serviços prestados (15,4%), apólices com proteções mais adequadas (8,6%) e indicação de amigos e familiares (3,9%).

 

De acordo com Pieter Lekkerkerk, CEO da corretora on-line, o resultado evidencia que a maioria dos consumidores analisa as vertentes que envolvem a apólice de cada seguradora para definir a contratação mesmo sem possuírem conhecimento aprofundado do mercado. “Apesar dos clientes levarem em conta a reputação das seguradoras, esse não é o fator principal para tomada da decisão. Realmente já suspeitávamos que o custo benefício fosse mais importante para as pessoas”, afirma.

 

Apesar de acreditarem que a escolha do seguro envolve a opção pelo melhor custo benefício – não significando necessariamente que a apólice terá o menor preço – 52,7% dos consumidores afirmam ter conhecimentos básicos sobre o mercado de seguros. Já 24,5% se intitulam como intermediários e 9,3% conhecedores profundo do segmento. O dado mais preocupante ficou constatado pelo fato de 13,5% declararem não ter nenhum entendimento sobre o assunto. “A população em geral não tem informações sobre seguro, haja vista que a maioria das escolas no País não possui aulas de educação financeira. Com essa limitação, também prevíamos que a maioria saberia apenas o básico”, ressalta Lekkerkerk.

 

Além do fator primordial no que se refere aos valores, a pesquisa coletou a opinião dos consumidores sobre o serviço mais essencial prestado pelas seguradoras. Para 26,5% dos participantes o fundamental é a assistência 24 horas, seguido pelo atendimento após sinistro (21,2%), inclusão de seguro residencial e vida (3%) e lista de oficinas credenciadas (2,3%). No entanto, para 47% a união e a qualidade de todos os serviços são imprescindíveis. “O atendimento em geral da seguradora faz parte da avaliação de custo benefício. Faz sentido que o cliente dê prioridade a esse quesito para a compra”, argumenta o executivo.

 

O novo levantamento elaborado pela EscolherSeguro é uma continuidade do trabalho executado em pesquisas anteriores que mediram a avaliação dos clientes sobre o trabalho das seguradoras que atuam no País. Segundo Lekkerkerk, o objetivo é entender melhor o mercado de seguros brasileiro e analisar de forma mais esclarecedora o que o cliente anseia.

 

Fonte: CQCS

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