Em tradução livre, podemos entender ownership como sentimento de dono.
Essa definição expressa bem o que é esse conceito dentro das empresas.
O fato é que o ownership foi pensado para transformar o sentimento dos funcionários perante suas empresas e não apenas enxergá-las como locais de trabalho, mas sim como marcas que devem ser cuidadas e desenvolvidas.
Para que você entenda melhor, apresentaremos a importância do ownership, suas vantagens e como implementá-lo na sua corretora de seguros.
Continue lendo e confira!
Qual é a importância de incentivar o ownership?
Quando os sócios iniciam o negócio, criando uma empresa, desejam muito mais do que simplesmente ganhar dinheiro.
Embora o fortalecimento de capital seja essencial, os donos querem ver a empresa forte e em constante crescimento.
Em outras palavras, existe um conceito de infinidade em relação ao negócio.
Apesar disso, esse sentimento por vezes não é compartilhado pelos funcionários, principalmente por aqueles de hierarquias mais baixas.
A vontade de realizar corretamente suas atividades existe, mas às vezes está longe de ser algo próximo da filosofia seguida pelos fundadores.
É exatamente nesse ponto que incentivar o sentimento de ownership se torna essencial.
As maiores marcas do mercado já entenderam que, para se destacar e se manter em constante crescimento, é preciso a participação e o engajamento de todos os funcionários.
Então, fortalecer o sentimento de donos dos negócios é uma das formas mais inteligente de garantir que todos estejam sempre empenhados a desenvolver o melhor trabalho diariamente.
Quais as principais vantagens do ownership?
Confira agora os principais benefícios de incentivar o ownership na sua corretora de seguros.
Maior engajamento dos colaboradores
Com certeza a principal vantagem do ownership em relação aos funcionários.
A partir da aplicação dessa filosofia, os colaboradores da sua corretora se sentem naturalmente mais engajados, abraçando por completo os objetivos coletivos.
Mais autonomia
Para desenvolver o ownership com sucesso é preciso criar uma rotina de trabalho com mais liberdade.
Ou seja, os corretores devem ter maior flexibilidade para agir, sendo mais autônomos na decisão.
A ideia é que eles possam desenvolver suas próprias ideias para alcançar os resultados estabelecidos pela empresa.
Aumento nas vendas
Se os corretores estão mais engajados e com maior liberdade para desenvolver suas funções, naturalmente as vendas de contrato terão um aumento significativo.
Não há segredo: quanto maior a motivação, melhor o trabalho executado.
Como criar um ambiente favorável para a implementação do conceito?
Como explicado, é preciso o transformar o ambiente de trabalho para implementar o ownership com sucesso.
Entenda como fazer isso!
Crie um planejamento
O primeiro passo é a criação de um planejamento.
Você deve reunir todos os gestores, apresentar corretamente a nova filosofia e explicar a importância da participação de todos para o sucesso da implementação.
Deve, ainda, ser colocadas as metas, as pessoas envolvidas e os prazos para que os primeiros resultados aconteçam.
Realize boas contratações
Transformar completamente um profissional é quase impossível.
Por isso, o ideal é contratar pessoas que já tenham perfis favoráveis ao desenvolvimento do ownership.
Sendo assim, não avalie apenas a experiência profissional ou formações acadêmicas durante as seleções.
Analise questões comportamentais e aplique testes para entender como cada candidato age diante de diferentes situações.
Trabalhe com feedbacks
Lembra-se da autonomia?
Criar uma política de feedback permitirá que a comunicação flua de forma útil, com todos apresentando suas dúvidas e sugestões sem medo de represálias.
Além disso, com o feedback é possível reunir informações e dados importantes que podem ser utilizados na criação de futuras estratégias.
Conclusão
Embora não seja uma tarefa simples, o ownership é com certeza uma ótima estratégia para aumentar o desempenho de qualquer corretora de seguros.
Não é à toa que as empresas líderes de mercado abraçaram de vez essa filosofia.
Analise as informações apresentadas e comece agora mesmo a transformar a sua corretora de seguros!
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FONTE: Omar Ajame – Fundador e CEO da TEx. Empreendedor