Em tradução livre, podemos entender ownership como sentimento de dono.

Essa definição expressa bem o que é esse conceito dentro das empresas.

O fato é que o ownership foi pensado para transformar o sentimento dos funcionários perante suas empresas e não apenas enxergá-las como locais de trabalho, mas sim como marcas que devem ser cuidadas e desenvolvidas.

Para que você entenda melhor, apresentaremos a importância do ownership, suas vantagens e como implementá-lo na sua corretora de seguros.

Continue lendo e confira!

 

Qual é a importância de incentivar o ownership?

Quando os sócios iniciam o negócio, criando uma empresa, desejam muito mais do que simplesmente ganhar dinheiro.

Embora o fortalecimento de capital seja essencial, os donos querem ver a empresa forte e em constante crescimento.

Em outras palavras, existe um conceito de infinidade em relação ao negócio.

Apesar disso, esse sentimento por vezes não é compartilhado pelos funcionários, principalmente por aqueles de hierarquias mais baixas.

A vontade de realizar corretamente suas atividades existe, mas às vezes está longe de ser algo próximo da filosofia seguida pelos fundadores.

É exatamente nesse ponto que incentivar o sentimento de ownership se torna essencial.

As maiores marcas do mercado já entenderam que, para se destacar e se manter em constante crescimento, é preciso a participação e o engajamento de todos os funcionários.

Então, fortalecer o sentimento de donos dos negócios é uma das formas mais inteligente de garantir que todos estejam sempre empenhados a desenvolver o melhor trabalho diariamente.

 

Quais as principais vantagens do ownership?

Confira agora os principais benefícios de incentivar o ownership na sua corretora de seguros.

 

Maior engajamento dos colaboradores

Com certeza a principal vantagem do ownership em relação aos funcionários.

A partir da aplicação dessa filosofia, os colaboradores da sua corretora se sentem naturalmente mais engajados, abraçando por completo os objetivos coletivos.

 

Mais autonomia

Para desenvolver o ownership com sucesso é preciso criar uma rotina de trabalho com mais liberdade.

Ou seja, os corretores devem ter maior flexibilidade para agir, sendo mais autônomos na decisão.

A ideia é que eles possam desenvolver suas próprias ideias para alcançar os resultados estabelecidos pela empresa.

 

Aumento nas vendas

Se os corretores estão mais engajados e com maior liberdade para desenvolver suas funções, naturalmente as vendas de contrato terão um aumento significativo.

Não há segredo: quanto maior a motivação, melhor o trabalho executado.

 

Como criar um ambiente favorável para a implementação do conceito?

Como explicado, é preciso o transformar o ambiente de trabalho para implementar o ownership com sucesso.

Entenda como fazer isso!

 

Crie um planejamento

O primeiro passo é a criação de um planejamento.

Você deve reunir todos os gestores, apresentar corretamente a nova filosofia e explicar a importância da participação de todos para o sucesso da implementação.

Deve, ainda, ser colocadas as metas, as pessoas envolvidas e os prazos para que os primeiros resultados aconteçam.

 

Realize boas contratações

Transformar completamente um profissional é quase impossível.

Por isso, o ideal é contratar pessoas que já tenham perfis favoráveis ao desenvolvimento do ownership.

Sendo assim, não avalie apenas a experiência profissional ou formações acadêmicas durante as seleções.

Analise questões comportamentais e aplique testes para entender como cada candidato age diante de diferentes situações.

 

Trabalhe com feedbacks

Lembra-se da autonomia?

Criar uma política de feedback permitirá que a comunicação flua de forma útil, com todos apresentando suas dúvidas e sugestões sem medo de represálias.

Além disso, com o feedback é possível reunir informações e dados importantes que podem ser utilizados na criação de futuras estratégias.

 

Conclusão

Embora não seja uma tarefa simples, o ownership é com certeza uma ótima estratégia para aumentar o desempenho de qualquer corretora de seguros.

Não é à toa que as empresas líderes de mercado abraçaram de vez essa filosofia.

Analise as informações apresentadas e comece agora mesmo a transformar a sua corretora de seguros!

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FONTE: Omar Ajame – Fundador e CEO da TEx. Empreendedor

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