Atualmente, o setor de seguros é responsável por 6,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. É uma indústria que emprega mais de 250 mil pessoas e reúne 112 companhias seguradoras em todo o país. As projeções apontam um crescimento de 6% a 7% para a indústria do seguro em 2017, valores superiores ao resultado do exercício anterior, quando o setor registrou um crescimento de 5%. Mesmo em tempos de crise, vemos este mercado crescendo, bem como ampliando as modalidades e oportunidades para os Corretores de Seguros.
O SINCOR-SC lembra aos profissionais a necessidade de ficarem atentos a essas novidades e diferentes nichos de mercado em que possam atuar. Além dos ramos tradicionais, como Automóveis, Empresarial e Residencial, outros ramos podem ser explorados como Vida em Grupo e Previdência Complementar Empresarial, Seguro Saúde Empresarial, Riscos de Engenharia, Seguro de Transportes e Responsabilidade Civil nas suas diversas modalidades.
Para os indivíduos, além dos mais tradicionais, podemos trabalhar com seguros de Acidentes Pessoais, Vida Individual, Previdência Complementar Aberta e Consórcios, dentre outros. Enfim, certamente podemos explorar muito mais nosso universo de seguros para ampliar as chances de novos negócios.
Também vemos o interesse das seguradoras em oferecer produtos mais personalizados para públicos específicos. É necessário um estudo aprofundado destas carteiras para que o profissional corretor de seguros possa chegar aos clientes, bem informado. Cabe sempre ao corretor de seguros, indicar ao seu cliente, o produto mais adequado de acordo com seu perfil e necessidades.
Ressaltamos, mais uma vez, a importância de nos mantermos atualizados, participando de todos os cursos oferecidos pelo Sindicato, pela Escola Nacional de Seguros ou mesmo pelas Seguradoras, que têm o maior interesse em ampliar a participação de seus produtos no mercado.
Fonte: Sincor-SC