Boa notícia para os corretores de seguros que apostam no potencial da previdência complementar. A crise na economia não está impedindo o crescimento acelerado do nmero de pessoas que procuram assegurar uma aposentadoria mais tranquila, ou uma pensão digna para seus beneficiários.
Dados oficiais da Susep indicam que o estoque (número de participantes) aumentou de 27,5 milhões para 28,9 milhões entre junho de 2015 e o mesmo mês, no atual exercício. Isso significa 1,4 milhão de novos investidores, uma média de 116 mil mensais ou ainda pouco mais de 3,8 mil por dia.
Um universo que pode perfeitamente ser melhor explorado pelos corretores de seguros, muitas vezes prospectando dentro da sua própria carteira de clientes.
No final de junho, o VGBL, por exemplo, já contava com mais de 9,8 milhões de investidores, soma 9,5% maior que a registrada no mesmo mês, no ano passado. No primeiro semestre, nesta modalidade, ocorreram 260 mil inclusões e 125 mil cancelamentos de planos, contra 160 mil e 111 mil, respectivamente, no mesmo período de 23015.
Tais números indicam uma tendência: independente das dificuldades que a instabilidade econômica traz, há um claro desejo da população de investir nesse tipo de proteção para o futuro.
Além disso, os dados da Susep mostram que o crescimento do nmero de participantes não se restringe ao VGBL. Até mesmo nos planos tradicionais de pensão, houve um aumento de 6,3 milhões para 7,1 milhões no o “estoque” (número de participantes).
Já no PGBL havia 5,3 milhões de participantes no final de junho, contra 5,2 milhões no mesmo mês, ano passado.
Vejam os quadros, abaixo (Fonte: SUSEP):
1º semestre de 2016:
|
1º semestre de 2015:
|
Fonte: CQCS