O Corretor de seguros ajuda o segurado a zelar por seus bens. E nessa responsabilidade que o Corretor também pode e deve alertar o cliente, como por exemplo, como ter o nome adicionado na lista do Serasa quando estão inadimplentes com o seguro.

 

Isso acontecerá sempre que houver uma apólice do tipo aberta ou ajustável, em que o segurado recebe a apólice, envia as averbações e só depois a seguradora calcula o prêmio e envia a cobrança através da fatura mensal. Isso pode acontecer nos ramos de transportes (incluindo RCT-RC, operações isoladas etc.), vida em grupo, seguros patrimoniais ajustáveis, valores (sempre apólices abertas ou ajustáveis). Alguns Corretores debateram o assunto aqui no CQCS. Um dos participantes foi o consultor Gilberto Tadiello que além de dar aulas na Escola Nacional de Seguros, presta assistência técnica e jurídica a Corretores e segurados que não receberam a indenização. Ele explica que as seguradoras informam aos Corretores quais os segurados estão inadimplentes no pagamento das parcelas. Dessa forma, o Corretor fica com a responsabilidade de comunicar aos clientes sobre as consequências do não pagamento.

 

Assim, o Corretor deve ficar atento aos relatórios de comissão e comunicados das seguradoras para verificar os clientes inadimplentes e alertá-los da situação.

 

O fato é que o tema parece pouco conhecido ou até mal interpretado pelos Corretores. Na visão de Tadiello, a maioria dos Corretores não consegue organizar seu tempo para reciclagem, estudos e leituras sobre o assunto. ?O profissional tem que vender, prospectar novos negócios, atender segurados, fazer cálculos e dependendo do ramo de maior atuação, o tempo é ainda mais curto?, afirma.

 

Fonte: CQCS | Sueli dos Santos

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