No programa “Vendendo e Vencendo”, da TV CQCS, Marcos Machini, vice-presidente comercial da Liberty Seguros, diz que a distribuição de seguros passa pelo corretor. “A discussão é como com o corretor”. Segundo ele, a distribuição no Brasil com o corretor passa pela distribuição de outros ramos. “Não é mais uma questão de que o corretor vende ramos patrimoniais, elementares e o banco fica com vida, previdência. Não, o corretor cuida de todos”, disse.

Segundo o executivo, para ter sucesso, o corretor precisa da profissionalização na gestão do negócio, dos custos, dos processos e também dos seus funcionários.

Ele salientou também que hoje fala-se nas ameaças ao corretor de seguros em termos de venda on-line ou venda direta. “Em países que têm venda direta, o corretor continua preponderante e, na venda on-line, a  participação do corretor é fundamental”, destacou. Machini considera que o corretor precisa identificar a necessidade do cliente. “Se ele não faz isso, aí sim, o cliente faz a diferença pelo preço”.

Para ele, o corretor ajuda a desenvolver o mercado quando ajuda a seguradora a desenvolver produtos que vão de encontro às necessidades do consumidor ou de um nicho. Além disso, o corretor pode contribuir com o mercado quando ajuda as companhias a desenvolver os processos. “Nós, seguradoras tendemos a ter processos mais burocráticos e o corretor precisa nos ajudar a ser mais assertivos na contratação e também no pós venda”, analisa.

Como contrapartida, ele entende que as seguradoras devem ajudar o corretor a trabalhar o seu marketing e abordar tecnologia. “O corretor sozinho não tem recursos para isso, são coisas que custam caro”, diz. Por isso, ele entende que as seguradoras precisam se aproximar do corretor simplificando processos e aportando marketing e tecnologia para o corretor. “O corretor já entendeu que ele é fundamental na consultoria do melhor produto para o consumidor. A ação é a oferta. O corretor tem a joia que é o contato com o cliente. Não vemos futuro no mercado sem a distribuição pelo corretor. É ele que chega no cliente em cada canto do país”, pondera.

Fonte: CQCS

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