Empresas devem se proteger de prejuízos, como danos ao patrimônio ou qualquer tipo de lesão a seus clientes, nesse período de maior movimento turístico

Quando um país sedia grandes eventos, há um impacto econômico positivo evidente, principalmente nos mercados de produtos e serviços turísticos ou que se beneficiam com o aumento de fluxo no país. Hotéis, bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais aumentam consideravelmente seu movimento e faturamento. Por isso, enxergar e preparar-se para os riscos desse cenário é algo que deve ser levado em consideração. A Seguros SURA, uma das maiores seguradoras da América Latina, analisou alguns pontos de atenção que as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) podem encontrar devido ao aumento das demandas por ocasião do evento.

“São muitos os riscos que acompanham essas ocasiões, entre eles, danos materiais, aumento da criminalidade, tumultos, além de outros prejuízos que comerciantes e prestadores de serviço podem sofrer por conta do incremento no movimento gerado pelo turismo. O que, por um lado, traz bônus; por outro, abre uma série de pontos de atenção, dos quais os empresários precisam se proteger”, diz Thomas Batt, CEO da Seguros SURA no Brasil.

O executivo pondera que o investimento em seguros nem sempre está entre as prioridades dos empresários, que algumas vezes entendem o seguro como uma despesa. “Entendemos também que, muitas vezes, os produtos ofertados pelo mercado não atendem às necessidades específicas de determinadas empresas, por serem elaborados de forma abrangente. Por isso, a Seguros SURA analisou as características especiais de cada segmento e elaborou propostas que cobrem satisfatoriamente os riscos dessas empresas, oferecendo a segurança de que necessitam para focarem apenas no sucesso que podem alcançar aproveitando ao máximo o movimento do mercado turístico”, informa Batt.

Os bares e restaurantes podem contar com cobertura especial para danos causados aos clientes pelo fornecimento de alimentos e bebidas, mesmo que consumidos fora do estabelecimento. Já os hotéis e pousadas podem ter cobertura por danos causados aos hóspedes pelo fornecimento de comestíveis e bebidas, roubo de bens de hóspedes, acidentes em excursões turísticas programadas pelo estabelecimento, bem como atividades esportivas e recreativas, inclusive as praticadas fora das instalações.

Além disso, ambas as opções cobrem também danos ao patrimônio, como incêndio e roubo de bens e mercadorias, recomposição de documentos e registros, danos e roubos de equipamentos portáteis em todo o território nacional, e ainda casos de deterioração de mercadorias em ambientes frigorificados, essenciais para garantir os alimentos refrigerados.

“Estamos certos de que, por mais expressivos que possam ser os lucros desse mercado devido ao advento das Olimpíadas, qualquer sinistro para o qual essas empresas não estejam preparadas pode causar um prejuízo muito maior do que o investimento em segurança”, conclui o CEO da Seguros SURA.

SOBRE A SEGUROS SURA

Fundada há mais de 70 anos na Colômbia, a Seguros SURA é uma subsidiária do Grupo SURA, que possui investimentos em diversos setores do mercado latino-americano. Especializado em Seguros de Bens, Pessoas, Responsabilidades, Seguro Saúde e de Acidentes de Trabalho, atualmente é um dos maiores grupos seguradores da América Latina e oferece, além de soluções em seguros, gestão completa de tendências e riscos. A seguradora conta com 13 mil funcionários, mais de 15 milhões de clientes e prêmios líquidos que em 2015 atingiram US$ 4,2 bilhões.

SOBRE A SEGUROS SURA NO BRASIL

A Seguros SURA chegou oficialmente ao Brasil em 2016, após a finalização da aquisição da operação brasileira da RSA Seguros. A Seguros SURA Brasil* atua com foco em seguros de Transportes, Frota de Automóveis, Seguros para Pequenas e Médias Empresas (Vida em grupo, Empresarial e Pequenas Frotas), além de oferecer soluções em Seguros de Afinidades, Programa de Seguros para Franquias e o Seguro Residencial. Ao todo, são mais de 300 funcionários distribuídos em escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas e Ribeirão Preto. A Companhia adota uma série de práticas de gestão de pessoas que refletem no dia a dia da empresa e tem uma cultura corporativa orienta da para Clientes, Pessoas e Inovação. Para obter mais informações sobre a Seguros SURA*, incluindo a atuação no Brasil, acesse o nosso site www.segurossura.com.br.

*Seguros SURA (Brasil) S/A “em aprovação” (antiga Royal & SunAlliance Seguros (Brasil) S/A)

Fonte: Littlegeorge

Compartilhe nas redes