Dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) apontam crescimento, entre janeiro e novembro de 2015, no prêmio direto acumulado por alguns seguros de ramos elementares, aqueles que têm por finalidade a garantia de perdas, danos ou responsabilidades sobre objetos ou pessoas.
A carteira que mais se destacou foi a de seguro D&O, que aumentou 35,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. O seguro garantia seguiu o mesmo caminho, tendo superado em 35,1% o valor arrecadado em 2014. Os seguros habitacional, de transportes, de cascos, de responsabilidade civil profissional e rural também registraram alta no volume de prêmios.
Para o corretor de seguros interessado em explorar esses nichos menos tradicionais, a Escola Nacional de Seguros oferece o Curso de Demais Ramos, que integra o Programa para Habilitação de Corretores de Segurose está com inscrições abertas em 12 cidades. A aprovação é exigida pela Susep para que o profissional possa comercializar os ramos elementares.
Com duração aproximada de quatro meses, o curso contempla disciplinas relacionadas a contabilidade, gestão empresarial, seguros de responsabilidade civil, aeronáuticos, compreensivos, transportes, cascos marítimos, lucros cessantes, rural, riscos de engenharia e de automóveis.
O investimento varia de acordo com a localidade, entre R$ 2.830,00 e R$ 2.940,00, valores que podem ser parcelados em quatro vezes. Para participar são pré-requisitos maioridade e ensino médio completo, além de habilitação ou registro profissional emitido pela Susep para atuação em Capitalização, Vida e Previdência. Mais informações no www.funenseg.org.br/corretor.
Fonte: Boletim Informativo da Escola Nacional de Seguros