Nesta quarta-feira, o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, esteve reunido com parte da imprensa especializada em seguros e destacou que apesar do momento delicado da economia do país, a entidade não tem registrado reclamações dos corretores. “Temos recebido apenas reclamações recorrentes de aumento de concorrência ou arroxo de comissão”.
Ele lembrou que o mercado de seguros tem registrado um crescimento na venda de seguros mais populares e que apesar do cenário sombrio, o corretor tem espírito de luta. “Basta vermos o crescimento de 10% do mercado em 2015 quando a crise já rondava o país”, disse.
Outro item importante que ainda não faz o setor ver a crise tão perto, segundo Camilo, é o bom desempenho de algumas seguradoras já no primeiro trimestre de 2016. “Algumas companhias apresentam resultados surpreendentes em alguns ramos”, ponderou.
Sobre desemprego no setor, Camilo disse que as seguradoras fecharam 4 mil postos de trabalho 2015; em 2014 eram 38 mil vagas ocupadas formalmente. Já nas corretoras, segundo o sindicato dos securitários, em 2014 foram 10 mil postos formais de trabalho e em 2015, 13 mil vagas. Segundo ele, as seguradoras têm transferido muitos processos para os corretores que não conseguem mais trabalhar sozinhos e, além disso, a inclusão no Simples fez com que muitos corretores procurassem a formalização do seu escritório.
Fonte: CQCS