O empreendedorismo apresenta crescimento no Brasil nos últimos anos. O instituto Endeavor, uma organização mundial de fomento ao empreendedorismo, jáidentificou em pesquisas passadas que mais de 50% dos brasileiros gostariam de ter seu negócio próprio. Uma das profissões que permitem a concretização desse projeto éa de Corretor de Seguros.

 

O mercado de seguros tem características muito especiais com multiplicidade de produtos e serviços disponíveis aliados ànecessidade potencial de proteção pessoal e empresarial de clientes.

 

Dentro desse cenário, éimportante que o Corretor faça uma avaliação das oportunidades existentes no mercado. “É importante verificar o foco de atuação e segmentação de clientes versus produtos/serviços, e, sobretudo, quais investimentos precisam ser feitos para que consiga um processo de revitalização, modernização e profissionalização em sua corretora”, opina o professor da Escola Nacional de Seguros e consultor empresarial, Maurício Tadeu .

 

Quando o Corretor decide tornar-se um empreendedor deve estar pronto a desenvolver características criativas. É preciso visualizar oportunidades e isso pode significar estabelecer desafios que precisam ser superados com soluções diferenciadas. “No mercado de seguros, esta característica de diferenciação évivenciada cotidianamente pelos Corretores, afinal tangibilizar as operações com clientes exige do profissional Corretor muita criatividade”, garante Maurício Tadeu .

 

O Corretor Guilherme Fedrizi lembra que ao decidir abrir uma empresa, ou seja, ser um empreendedor de fato, o Corretor deve ter consciência de que uma empresa requer muita dedicação, mas exige uma grande responsabilidade. Afinal, ele pode ampliar seus ganhos, mas éimprescindível que o Corretor saiba liderar, desenvolver sua equipe e profissionalizar sua empresa.

 

Estima-se que o mercado brasileiro tenha cerca de 80 mil profissionais que atuam como Corretores de seguros. Desse total, cerca de 28 mil jáse constituem como pessoas jurídicas. “Podemos afirmar que em 2015 haveráum aumento significativo de corretores que se transformarão em empresários por força dos benefícios fiscais com o regime do Simples e a desoneração da folha salarial”, aposta Maurício.

 

A concorrência é acirrada. Para ganhar destaque e se sair bem com boa lucratividade, Fedrizi diz que o Corretor deve atuar em uma área com menos concorrência e diversificar de produtos pode ser uma ótimo alternativa. Além disso, o Corretor deve se especializar em alguma área e cobrar mais por isso. “Ser especialista em uma área pouco trabalhada deve ajudar. Por exemplo, fiança locatícia; o Corretor deve explorar clientes em potencial dessa área”, sugere.

 

No mais, émuito trabalho. Fedrizzi diz que tornar-se um empreendedor e abrir sua corretora, a Fedrizzi Seguros, foi a aposta certa. “Começamos pequenos, ampliamos a carteira, fomos contratando para estruturar a empresa, sempre preocupados com o atendimento pois somos uma empresa prestadora de serviços e temos que focar nisso. Hoje atuamos em todo o Rio Grande do Sul com 30 colaboradores e somos a maior corretora do interior gaúcho. O resultado financeiro éa consequência de todo esse trabalho”, garante.

 

Fonte: CQCS/ Sueli dos Santos

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