Escrito por Adriano Caetano

Sucesso entre os usuários de redes sociais, o Instagram deixou de ser apenas uma ferramenta de entretenimento para ser também um excelente aliado de marketing e vendas para o e-commerce. Atualmente, o aplicativo conta com 1 bilhão de usuários ativos e, em 2018, apresentou crescimento de 33,83% no número de seguidores em perfis de marcas brasileiras, segundo dados de um levantamento do Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em parceria com a plataforma de monitoramento Socialbakers.

Com isso, muitos e-commercers passaram a marcar presença na plataforma com o intuito de atrair público para suas lojas virtuais por meio de fotos publicadas nos perfis. Para transformar o Instagram em seu principal aliado de vendas, é preciso entender as especificidades desta rede social e seguir algumas estratégias que vão evidenciar sua marca e alavancar os negócios.

Fotografias

O sucesso de uma marca está totalmente associado ao branding, no qual a imagem é um dos elementos chave para criar uma identidade visual que realmente a represente. Portanto, antes de começar a publicar as fotos, procure entender e definir o conceito da sua loja e a sensação que você deseja despertar em seus clientes. Mais do que utilizar o Instagram para divulgar seus produtos, as fotos devem representar um estilo de vida que seja coerente ao da sua marca.

Após esta etapa, você já pode começar a produzir suas fotos. Para isso, tenha sempre em mente que a humanização é extremamente importante para que você consiga aproximar sua marca às pessoas. Para isso, você pode publicar imagens do processo de fabricação dos produtos e até dos bastidores da sua loja com interações dos funcionários. Uma boa iluminação, técnicas básicas de fotografia e um filtro, já tornam a imagem muito mais atraente.

Ao selecionar o que irá fotografar, tenha sempre em mente o estilo de vida que sua marca deseja promover através dos seus produtos. O objetivo é provocar um sentimento agradável de quem irá visualizar as fotografias, para que eles consigam associar o conceito da imagem à sua loja virtual, para assim, obter maior interesse em visitá-la e até virar um cliente fidelizado.

Legendas

Com a imagem editada, é hora de pensar na descrição. O texto da legenda deve ser o mais claro e objetivo possível, para não gerar confusões e incoerências. Por isso, evite ambiguidade e procure estudar os termos e linguagens mais adequadas ao seu público.

Depois de criar uma legenda, não se esqueça de utilizar as hashtags, palavras-chave que exercem a função de marcadores de conteúdo e fazem muita diferença na hora de gerar engajamento no Instagram, já que muitos usuários costumam realizar buscas de temas que lhes interessam por meio delas. Lembre-se de que o aplicativo permite que sejam adicionadas até 30 hashtags por foto, mas recomenda-se o uso de cinco, no máximo, sempre após a descrição.

Na hora de defini-las busque temas que sejam relacionados ao seu conteúdo e quais são as hashtags populares do momento. Por fim, crie uma hashtag exclusiva da sua marca para reforçar o conceito escolhido, para que seus clientes possam citar o seu e-commerce e publicar fotos com seus produtos.

Conquiste o público

Com o conteúdo finalizado, é necessário criar estratégias para ganhar visibilidade em seu perfil do Instagram. Uma das formas de fazer isso de maneira gratuita é utilizar a opção do Instagram “adicionar o local” em suas fotos, para que os clientes que estiverem próximos da sede da sua loja virtual criem interesse pelos seus produtos – levando em consideração que o processo de entrega ou troca será mais rápido.

Além disso, não deixe de fazer um planejamento das suas publicações e fique atento ao número de postagens. Quando muitas fotos são publicadas seguidas da outra – prática chamada de flood – os usuários costumam parar de seguir a marca. Não é pela insistência que você ganhará os clientes, por isso mantenha o foco na produção de conteúdos memoráveis.

Para melhorar o engajamento, é necessário estudar os melhores horários para fazer uma publicação. Apesar de não ter uma recomendação oficial de horário, existem períodos do dia e da semana em que o volume de pessoas é maior. Horários fora do expediente e finais de semana costumam ter mais alcance, desta forma, cabe a você testar a preferência do seu público.

Para encontrar novos seguidores, procure usuários que se identificam com o seu perfil. A dica é fazer buscas relacionadas a temas associados ao conteúdo de sua marca, e seguir estes perfis que costumam publicar a partir destas marcações. Fique de olho nos seguidores dos seus concorrentes que, provavelmente, já demonstram interesse em seu segmento.

Sorteios e parcerias

Sorteios e parcerias são uma excelente abordagem para conquistar potenciais clientes e uma maneira de aumentar a audiência da sua marca. Contudo, não deixe de seguir as regras instituídas pela Caixa Econômica Federal para que o sorteio ocorra dentro da regularidade.

Fechar parcerias com influenciadores digitais que são referência aos valores de sua marca podem ser uma grande estratégia de marketing. Você pode começar a seguir estes influencers e interagir com eles via Instagram para, posteriormente, propor uma parceria para que ele escolha brindes e kits da sua loja. Geralmente, essas ações geram posts gratuitos de divulgação da sua marca.

Com relação aos anúncios, em 2015, o Instagram passou a liberá-los. Para aproveitar o recurso, você deve ter uma conta no Facebook for Business vinculada a ele. Para isso basta acessar o site Gerenciador de Negócios e criar uma conta para poder anunciar. Pode levar um tempo até que seu anúncio seja aprovado, mas após a aprovação, o conteúdo será divulgado no período selecionado.

Stories

Outro meio eficiente de divulgar a uma marca é através dos Stories do Instagram. Além de filtros divertidos, existem diferentes funcionalidades que podem tornar seu perfil mais interativo para seus clientes. Este recurso permite que você insira links (para isto, é necessário que sua conta possua mais de dez mil seguidores e/ou seja verificada), mãos livres (permite gravar vídeos sem precisar manter o botão Play pressionado), rebobinar (exibe vídeos de trás para frente), transmissão ao vivo, entre outros. Mas lembre-se que os Stories só ficam disponíveis por 24 horas. Além disso, o Instagram passou a disponibilizar o IGTV, uma extensão que tem como foco a divulgação de vídeos mais longos, com duração de até uma hora. Diferente do Stories, este formato não apaga as publicações após 24h.

Essas ferramentas são ideais para divulgar os seus produtos, vender pelo Instagram e mostrar os bastidores da sua loja. Compartilhando essa jornada, prática conhecida como storytelling no marketing de conteúdo, você fará com que seus seguidores sintam-se parte do universo de sua marca.

Instagram Shopping

Em março de 2018, o Instagram Shopping chegou para auxiliar e incentivar lojistas a apostarem nas vendas por meio da plataforma. Com foco na perspectiva de “mobile first”, ele liberou tags para fotos de contas comerciais que permitem marcar produtos com preços e links que podem redirecionar seguidores diretamente ao site da sua marca. O novo recurso tem como principal objetivo facilitar as comprar via Instagram e, ao utilizá-lo, as chances de converter seguidores aumentam consideravelmente.

Adriano Caetano é VP de estratégia na Nuvem Shop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.

 

Escrito ou enviado por  Ana Laura No

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