O relatório Webshoppers, produzido pela Ebit, empresa referência em informação sobre o comércio eletrônico, aponta que o e-commerce faturou 7,5% a mais do que no ano anterior. Já as vendas pela internet totalizaram R$ 47 bilhões. Para 2018, a projeção é que ela alcance R$ 53,3 bilhões.
Dessa forma, a concorrência entre as empresas está cada vez maior e por isso, o comércio eletrônico precisa criar ações personalizadas que vão garantir uma boa experiência de compra. Essa é uma das maneiras mais eficazes de conseguir fidelizar um cliente. De acordo com o consultor de marketing norte-americano Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter a atual. É muito importante estreitar um bom relacionamento com aquele que já realizou uma compra na loja.
Pensando nisso, seguem abaixo seis passos para fidelizar o seu cliente.
Conheça o seu cliente: O primeiro passo antes de implantar ferramentas de análise de lealdade é conhecer a fundo quem é o seu consumidor. “Traçar o perfil do público-alvo, estudar suas expectativas e preferências e saber o que eles consomem é imprescindível para iniciar um negócio”, destaca Tomás Duarte, CEO da Tracksale.
Garanta qualidade no produto: É de extrema importância que uma marca tenha produtos com qualidade e um sistema de entrega organizado e eficaz. “Mesmo que essa não seja a única preocupação do cliente, já que ele leva em consideração a experiência, não há como iniciar um relacionamento com esse consumidor sem atender a suas expectativas de compra”, garante Tomás.
Seja transparente: Antes de finalizar uma compra, as pessoas costumam pesquisar sobre a reputação da loja nas redes sociais e nos comentários feitos no e-commerce sobre os produtos. De acordo com a Tatiana Pezoa, CEO da Trustvox, é importante que os lojistas sejam sinceros e transparentes com os consumidores, pois muitos acham que moderar os seus reviews garante o aumento das vendas, mas eles estão muito enganados, ser sincero é a base de tudo.
Trate seu cliente de forma personalizada: É preciso ter um cuidado especial por cada um dos clientes. Essa é a chave de sucesso para qualquer negócio. “Criar ações e promoções baseadas no hábito de consumo dos consumidores pode ser determinante para fidelizar esse cliente”, afirma Tatiana Pezoa.
Tenha boa reputação: A reputação das lojas virtuais é o principal trunfo na hora de conquistar um cliente. “É importante prezar pela qualidade de entrega, cumprir o que for combinado e antecipe os desejos de cada consumidor. Dessa maneira, o lojista poderá construir uma boa reputação para a sua loja”, ressalta Pezoa.
Monitore a experiência do cliente: coletar feedbacks do cliente é um ponto crucial para melhorar a empresa em todos os aspectos, pois é por meio desse monitoramento que será possível pontuar possíveis erros e como corrigi-los. De acordo com Tomás Duarte, um método eficaz para coletar esses feedbacks é a realização das pesquisas de satisfação que envolvem perguntas simples, mas que são fundamentais para saber a opinião de cada um dos compradores a fim de aumentar a rentabilidade das marcas.
Fonte: Rede Mulher Empreendedora