É crescente a demanda por conteúdos de qualidade nas redes sociais. Cada vez mais os empreendedores percebem a importância de solidificar uma conexão com seus clientes no ambiente digital. No merca- do de seguros isso não é diferente. Com uma corretora de seguros solidificada e uma startup acelerada pela Oxigênio Aceleradora, do Grupo Porto Seguro, o especialista Kléber de Paula aponta que cada vez mais o profissional da corretagem deve desenvolver apreço pela resolução das dores dos clientes e não pelos produtos como acontece tradicional- mente. “Atuamos com o desenvolvimento de facilidades com foco no marketing de referência.
A recomendação só acontece se estes clientes estiverem satisfeitos com a experiência propiciada por determinada marca. Para que isso aconteça no ambiente digital é preciso estar conectado e saber ouvir o cliente, além de contar com plataformas de gestão. Encontramos muitas falhas relacionadas à jornada do cliente e divulgação dos propósitos das corretoras”, explica o especialista.
Responsável pelo “Divã do Corretor” nas redes sociais, Kléber de Paula ressalta a relevância do planejamento estratégico. “Estes profissionais fazem um trabalho brilhante e muitas vezes encontram dificuldades em demonstrar isso ao público. É preciso construir uma jornada com conteúdos relevantes de acordo com o direcionamento e segmentação da carteira de clientes. Assim, é possível destinar o conteúdo certo ao cliente certo, na hora certa e de forma correta”, afirma.
Outro aspecto relevante para Kléber é que as redes sociais de- vem ser vistas como ambientes sociais. “Quando você vai encontrar com seus amigos em uma festa ou um happy hour você não leva panfletos para divulgar seus produtos. Você correria o risco de ser o chato da turma que quer vender em um momento inoportuno. Isso também vale para as redes sociais.
As pessoas estão em um ambiente de socialização e ninguém quer ver o tempo todo minha marca ou o preço de meu produto. As pessoas buscam, na verdade, por conteúdos relevantes o que evidencia a relevância do copy (conteúdo com intuito de estimular a realização de uma conversão)”, diz ao demonstrar o objetivo de disseminar a cultura do seguro para um maior número de pessoas.
A plataforma inicial, Cliente Agente, ganhou mais funcionalidades. Com uma ferramenta chamada Studio, é possível que o corretor de seguros crie conteúdos personalizados e otimizados para as redes sociais, construa campanhas de e-mail marketing e landing pages. “É preciso que o corretor atue cada vez mais como um assessor do planejamento de redução de riscos de uma família, empresa e da sociedade em um aspecto geral.
As startups, por exemplo, cativam os clientes e contam com um projeto transformador no modo em que os problemas dos clientes são resolvidos. Podemos pegar este bom exemplo e incorporar a utilização das métricas. Tudo se mede. Tudo se testa. Assim é possível compreender o que será feito no próximo passo”, exemplifica.
Kléber de Paula alerta, entretanto, que não basta fornecer uma enorme caixa de ferramentas para um profissional da corretagem de seguros sem explicar porque e quando utilizá-las. “Por isso estamos apostando em um programa de educação em marketing digital para o corretor
de seguros. Estamos em um momento de muita reflexão. Trabalhar com seguros é muito bom e é um mercado de muita oportunidade.
Vamos aproveitar esse momento em que as mentes estão mais abertas para focar em educação voltada ao marketing digital justamente com este enfoque nas necessidades do cliente e na jornada que pode ser desenvolvida com base nisso. Com um clique e com um conteúdo bem desenvolvido é possível conversar e impactar rapidamente milhares de pessoas”, embasa. “A educação do consumidor é muito importante até mesmo pelo aspecto social. Os novos entrantes do mercado contam com tecnologia, mas não tem o conhecimento e o time de compreender as necessidades do cliente. Se nós corretores conseguirmos associar essa expertise com a tecnologia certamente estaremos preservados como principal canal de distribuição de seguros”, finaliza.