Susep está realizando pregão eletrônico para contratar empresa especializada na prestação de serviços de confecção de cédulas de identidade profissional para uso dos corretores de seguros em todo o território nacional.
De acordo com o edital publicado pela autarquia no Diário Oficial da União, deverão ser confeccionadas 72 mil carteiras.
Em entrevista exclusiva para o CQCS, o superintendente da Susep, Roberto Westenberger, afirmou, nesta quinta-feira (21/04), que não vai projetar um prazo para o início da entrega das carteiras, pois isso “foge do controle da autarquia”, uma vez que envolve questões burocráticas e um ritual relacionado à oferta universal de fornecedores. “Mas, pessoalmente, eu quero que isso ocorra o mais rápido possível. Creio que daqui a um mês já teremos, ao menos, a empresa escolhida para fazer a carteirinha”, frisou.
Ele explicou que, após a escolha da empresa, haverá a questão operacional e, por fim, a distribuição das carteiras, que deve ser feita pelo Ibracor. “Vamos fazer um convênio com o Ibracor para a distribuição”, adiantou.
Segundo o superintendente da Susep, essa carteira será bem mais que uma forma de identificação do corretor. A intenção é permitir, através da carteira, o acesso ao site da Susep para que possa confirmar que o corretor de seguros está devidamente registrado.
Além disso, no futuro, terá dados da educação contínua do profissional, dentro dos critérios que serão definidos pela autarquia. Assim, o corretor usará a sua carteira para registrar os dados da sua trajetória profissional.
O edital está disponível para as empresas interessadas na sede da autarquia (Av. Presidente Vargas 730/8º andar – Centro – Rio de Janeiro).
O novo modelo da identidade profissional dos corretores de seguros chama a atenção por informar a data de concessão do registro, mas não determinar o prazo de validade da carteira.
Na verdade, pela especificação técnica divulgada pela autarquia, trata-se de um cartão de identidade profissional, em plástico policarbonato, impresso em quatro cores.
O cartão traz um chip com contato padrão ICP-Brasil 72 Kb e mede 85,6 cm de largura e 53,98 cm de altura. O peso é de apenas 0,5 g.
Entre os itens de segurança do cartão constam o Brasão da Republica e Fundo Numistático duplex com efeito de íris e com variação de espessura com o “logo SUSEP”, além de tarja geométrica duplex.
Fonte: CQCS