O relacionamento entre corretores de seguros e seguradoras tem sido, invariavelmente, pauta em eventos, workshops, painéis de discussões, entre outros encontros do setor que tenho acompanhado pelo Brasil afora. Essa troca de demandas e compromissos entre as partes tem representado um avanço benéfico a todo o mercado.
O ponto de partida é o reconhecimento de que o corretor de seguros é um empreendedor por natureza e que representa o segurado. Por isso, para as seguradoras, esse profissional é fundamental na estratégia e na comercialização dos produtos, de maneira que temos o dever de contribuir para o desenvolvimento dos seus negócios.
Habilidades como liderança, gestão de pessoas e técnicas de vendas são aptidões que precisam ser continuamente desenvolvidas e amplificadas pelos corretores. O crescimento do mercado securitário nos últimos anos vem atrelado a uma exigência mais rigorosa dos consumidores e isso requer um constante movimento de melhoria no serviço prestado. O setor de seguros para automóveis, por exemplo, um dos massificados mais relevantes na carteira dos corretores, exige hoje um mecanismo mais prático e ágil de cotação, frente ao volume de trabalho.
Esse comprometimento de simplificar a rotina do corretor é um dos pilares do trabalho da AIG, assim como um portfólio abrangente de produtos e condições comerciais favoráveis. Um exemplo é a ferramenta de cálculo que desenvolvemos para os corretores, que com poucas perguntas e em poucos minutos, permite taxar o serviço. Calculamos que, com o novo canal, é possível reduzir em cerca de 25% o tempo investido pelo profissional. É um ganho significativo, que favorece o crescimento dos negócios.
Mas, além desse investimento em tecnologia própria, como as seguradoras praticam de maneira tangível essa parceria com o corretor? Trazendo-o para dentro de casa! A proximidade com o corretor é essencial e ouvi-lo permite alcançar esse desenvolvimento de soluções. Realizamos regularmente treinamentos dentro da Companhia sobre todos os produtos, criando um vínculo de reconhecimento, além, é claro, de oferecer condições comerciais competitivas.
Tais estratégias permitem que aumentemos a base de corretores cadastrados. A relação madura que já existe nas regiões Sul e Sudeste, por exemplo, tende a ser levada às demais praças nacionais. Toda essa mecânica traz um modelo de atendimento mais próximo e que propicia a promoção de ações externas. Um exemplo recente é o “Rally dos Corretores”, uma campanha de incentivo criada para premiar os corretores parceiros.
Outro aporte muito valoroso foi ampliar a presença em seminários e congressos com corretores, tanto a nível regional como nacional. Recentemente, estivemos no 19º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguro, promovido em outubro último pela Fenacor, em Foz do Iguaçu-PR. É o tipo de oportunidade que ressaltei no inicio desse raciocínio, a troca de informações e experiências que traz ganhos aos dois lados, em busca de um mercado mais maduro e profissional, oferecendo o melhor serviço ao segurado.
Para os próximos anos, enxergo com otimismo o avanço da categoria, apoiada por modelos de negócios simples, ágeis e que constantemente sejam inovados. Acredito que as formas de interação ficarão cada vez mais dinâmicas, apoiadas pela mobilidade. Contamos com a parceria dos corretores de seguros.
* Ronaldo Barreto é Superintendente do Canal Corretores Brasil da AIG.
Fonte: Ronaldo Barreto – Press à porter