Muita das vezes, até por comodidade, o cliente pode aceitar a proposta que o seu gerente está oferecendo e contratar uma apólice de seguro inclusive, pelo telefone, sem procurar outras opções… mas esse caminho pode não ser o mais recomendável.
Obviamente o banco não irá oferecer a melhor proposta. Muitas das instituições bancárias possuem uma seguradora ou trabalham em parceria com uma determinada seguradora, comercializando os produtos da tal seguradora.
Podemos destacar que esse é o primeiro ponto que o consumidor deve prestar atenção. Vejamos: um banco geralmente irá oferecer um seguro de uma única seguradora. Numa corretora de seguros, no entanto, o consumidor consegue visualizar e comparar os produtos de diversas seguradoras, proporcionando ao consumidor um leque de opções antes do fechamento do negócio.
Numa empresa corretora de seguros, o consumidor conseguirá também identificar e selecionar as coberturas e benefícios disponíveis em planos diferentes de uma mesma seguradora. Dessa forma o consumidor não ficará engessado em um único plano oferecido pelo gerente da agência do banco.
Outra diferença básica entre o gerente de banco e o profissional corretor de seguros é que o primeiro não tem a mesma competência profissional e expertise na área de seguros que o segundo. E é bastante lógico avaliar a qualificação profissional do corretor de seguros.
Enquanto o gerente do banco tem que cuidar dos assuntos financeiros, previdenciários, gerenciamento de contas, carteiras de seguro, investimentos e muito mais coisas, o profissional corretor de seguros terá seu conhecimento e especialização muito mais focado nas seguradoras e tipos de seguros que o consumidor pode contratar, podendo orientar o segurado, ora, consumidor, com mais profundidade e informações muito mais detalhadas.
Além disso, o consumidor deve levar em consideração o que acontece antes e depois de contratar uma apólice de seguro. A contratação em si é só o primeiro passo de todo o processo que o consumidor deve observar. É no pós-venda que podem acontecer problemas com a apólice de seguro, mudanças que podem gerar endossos, ou os tais famigerados sinistros.
Uma empresa corretora de seguros é o local responsável por ajudar o segurado a resolver seus problemas com seguros, de acordo com a SUSEP e demais órgãos regulamentadores. Vejamos que a corretora de seguros vai ajudar o segurado tanto durante a contratação do seu seguro como também no seu pós-venda, facilitando o seu contato com a seguradora.
Uma situação que merece destaque é quando o segurado bate o seu carro, com certeza o seu corretor vai ajudar o segurado e resolver os seus problemas de forma ágil e simples.
Outra diferença notável entre o Banco e a Corretora de Seguros é que o profissional Corretor de Seguros estará a disposição praticamente 24h e a instituição financeira apenas no horário comercial. Além do que, o gerente ou funcionários do banco vende um produto pré moldado, engessado, sem opções para os clientes, um produto de prateleira que não irá contemplar todas as coberturas que o cliente necessita para garantir seu patrimônio, ou garantir sua vida.
O consumidor deve está atento às condições de vendas, como por exemplo, no caso de venda casada. “A venda casada é totalmente ilegal, tanto no banco como em outro lugar, ela é repelida pelo poder judiciário. Não se pode vincular a compra de um produto ou serviço a outro, isso é vetado pelo ordenamento jurídico brasileiro”.
Dorival Alves de Sousa, corretor de seguros, diretor do Sincor-DF, Vice-Presidente da Fenacor e advogado.
Escrito ou enviado por Dorival Alves de Sousa