Ferramenta desenvolvida pela insurtech Planetun é a primeira a utilizar reconhecimento de imagem para processos de seguros na América do Sul e já reduziu em 80% o tempo gasto com o processo de vistoria

O setor de seguros vive um momento de disrupção com uma demanda cada vez maior por tecnologias de última geração. Com foco em entregar mais economia e eficiência para esse mercado, a insurtech Planetun desenvolveu uma solução inédita para seguradoras utilizando o serviço IBM Watson® Visual Recognition. O App Web de Vistoria Prévia é o primeiro a utilizar o reconhecimento de imagem para processos de seguros na América do Sul e permite que a inspeção e conclusão da contratação de seguro agora sejam realizadas em tempo real. Por entregar um serviço totalmente diferenciado no mercado, a ferramenta também foi escolhida como um case global de inovação da IBM.

Trabalhando em parceria com o IBM® Garage, a Planetun implementou a tecnologia de reconhecimento visual na solução com o objetivo de melhorar a taxa de sucesso dos clientes que já utilizavam o aplicativo. Isso porque aproximadamente 30% das imagens fornecidas pelos usuários eram inutilizáveis, pois não mostravam todas as partes necessárias do veículo ou eram tiradas no ângulo errado. Hoje, apenas um mês após o início da operação da nova versão do app com inteligência artificial, o sistema já é capaz de acertar 56,4% das fotos enviadas pelos usuários em tempo real. Com isso, o processo de vistoria diminuiu de cinco dias para menos de 24 horas, uma redução de 80% no tempo gasto. Além disso, a Planetun também conseguiu restringir pelo menos 50% do retrabalho existente anteriormente por conta dos erros nas imagens.

“Começamos a disponibilizar essas fotos para a seguradora em uma média de cinco horas e 30 minutos”, explica Henrique Mazieiro, CEO da Planetun. “Ao utilizar o Watson no processo temos uma redução muito grande de custos porque há uma redução do trabalho; na verdade, o retrabalho está tendendo para zero”, conta.

O mercado de seguros no Brasil ainda tem muito espaço para crescimento. Atualmente, apenas 30% dos automóveis, 10% das residências e 2% dos celulares são segurados. Atenta a esse movimento, a Planetun está pronta para aproveitar essa oportunidade. “Sabemos que as grandes seguradoras que atendemos precisam reduzir custos e melhorar as operações, e é por isso que elas buscam fazer parceria conosco”, afirma Mazieiro.

Redução de custos e retrabalho

A Planetun desenvolveu o App Web de Vistoria Prévia para ajudar a agilizar o processo de inspeção de veículos para novos clientes de seguros de automóveis com o objetivo de reduzir gastos para as seguradoras que sofrem com o alto custo do fornecimento de seguros.

No passado, quando um cliente solicitava o seguro, o tempo médio de espera era de cinco dias para que um inspetor fotografasse o veículo, atrasando o início da apólice. Já o app web permite que o cliente tire as fotos do veículo por conta própria e as envie diretamente para a Planetun. O serviço Watson Visual Recognition no IBM Cloud resolveu o problema das imagens inutilizáveis e permitiu que a insurtech analise os envios em tempo real e informe os usuários imediatamente se as fotos não puderem ser utilizadas, dando a eles a oportunidade de reenviá-las.

A IBM também usou a metodologia ágil para ajudar a Planetun a converter sua infraestrutura de aplicativo monolítico para microsserviços baseados em nuvem, o que proporciona maior flexibilidade ao negócio e as seguradoras que atende. Ao dividir o app em componentes menores fica mais fácil criar um novo serviço ou manter um existente. “O IBM Cloud trouxe flexibilidade, segurança e escalabilidade para todos os nossos processos”, diz Mazieiro.

Incorporar a inteligência artificial no App Web de Vistoria Prévia ainda aumentou a posição e o reconhecimento da Planetun no mercado brasileiro. “Foi uma mudança radical porque conseguimos levar ao mercado a primeira solução de reconhecimento de imagem voltada para o mercado de seguros para inspeção, o que não existia antes”, reforça o CEO da insurtech. Agora, a próxima etapa do aplicativo será colocar o Watson para trabalhar na classificação e no cálculo de preços da quantidade de danos que um veículo sofreu em situações de acidente.

Confira o case de sucesso completo do trabalho de inteligência artificial desenvolvido entre a Planetun e a IBM.

Sobre o Grupo Planetun

Há 13 anos no mercado, o Grupo Planetun oferece uma gama de serviços e soluções para o mercado segurador e automotivo com foco em facilitar e agilizar os processos de negócios desses setores. Atua em três frentes de forma integrada: Tecnologia, área que desenvolve ferramentas voltadas para agilizar, otimizar, reduzir custos e facilitar a interação e controle dos processos de seus clientes através de tecnologia de ponta e inteligência artificial; Mediadora, empresa de e-procurement especializada na mediação do fornecimento de peças automotivas para o mercado de reposição; e Serviços, setor que terceiriza e disponibiliza equipes capacitadas para dar suporte aos serviços contratados, reduzindo os custos das seguradoras. O Grupo Planetun tem sede em São Paulo e conta com um time altamente qualificado.

 

Escrito ou enviado por  Paula Rocha

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